Biografia


Estudou canto, violão clássico e música.

Sua atividade musical, não raramente envolve trabalhos voltados para a música, como participações em concursos musicais e apresentações em casas shows.

Com seu violão e sua voz, procura alcançar perfeito domínio e nuances, aprimora cada vez mais sua capacidade interpretativa da MPB, além de músicas autorais.

Sua obra engloba centenas de canções dos mais diversos gêneros entremeados de canções próprias e com selecionados parceiros.

Participante ativo de toda e qualquer atividade cultural, levou suas composições por diversos cantos, tais como os da UFF (Niterói-RJ), Petrobrás (RJ), Duerê (Niterói-RJ), Hélio Alonso (RJ), Universidade Viçosa (MG), Cachoeiras de Macacu (RJ) e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Seus Shows, ocorridos geralmente com grande sucesso e aceitação do público, realizaram-se no Botanic (RJ), Art Vert (Plaza Shopping – Niterói - RJ), AABB (Niterói - RJ e Itaboraí - RJ), Terraço Shopping Rio Sul (RJ), ABI (RJ), Nó na Madeira (Niterói - RJ), Casa das Artes (São Gonçalo - RJ), Dom Ruale e Acorde Fm Bar (Niterói - RJ) e SESC (São Gonçalo - RJ).

Sendo seu público de variados gostos, é capaz de compor baladas, sambas, bossas, românticas e tudo mais no campo musical, com a mesma característica que sensibiliza sua obra, o que o fez abrir shows de Flávio Venturini, Belchior e Yassir Chediak.

Morador de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é figura participante de quase todos os eventos relacionados à música de sua cidade, destacou-se entre os seus congêneres por ter sido selecionado para o “Banco de Talentos - 2000” para participar do espetáculo no Tom Brasil (São Paulo - SP); selecionado para o Projeto “Talentos Rio”, e para o Show Cultural Banco do Brasil - 2002. Foi selecionado ainda para o projeto Ouro da Casa (abrangendo todo o Estado do Rio) e da mesma maneira para o projeto Ouro da Casa II - 2003.

Autor de 5 álbuns gravados, o primeiro, “Menino”, com composições autorais e uma releitura de “Brincar de Viver”, de Guilherme Arantes; o segundo que tem por título “Uivos” é enfeixado por canções autorais e regravações de Djavan, Marina Lima e Caetano Veloso; o terceiro chamado “Asas do Entardecer” , contém canções próprias e com parceiros diletos; o quarto, “Anjo Negro” (Canção tÍtulo), reúne sambas inéditos com seus parceiros; e o 5º álbum - Passatempo, reúne composições autorais (com e sem parceria).

Lançou 3 singles:  uma releitura da música "Sorri" (Charles Chaplin), "É Um Real" e  "Gavetas".

Todos os seus álbuns e seus singles estão nas aplicativos de música.

Gravou o DVD São Gonçalo em Sintonia junto com Fábio Moraes, Dilson Vilar, Velho Oliveira, Arildo Oliveira e Ian Medeiros no Sintonia Fina.

Foi indicado ao Prêmio Cidadania Cultural, na categoria Música, do 2° FLISGO – Festival Literário de São Gonçalo (RJ).

Participou do Projeto Um Brinde à Arte, da Viração Cultural e do Dom Sarau, todos em São Gonçalo (RJ).

Foi selecionado no Festival Acordes do Amanhã para a gravação de um vídeo clipe.

Marlon Borges mostra seu destino de cantador do amor através da influência de Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Cartola, João Bosco entre outros.